segunda-feira, 4 de junho de 2012

Falésias de Beberibe / CE























O Monumento Natural das Falésias de Beberibe é uma unidade de conservação de proteção integral brasileira, localizada no município de Beberibe, no estado do Ceará. Foi criado através do decreto Nº 27.461, de 4 de junho de 2004. O objetivo da criaçao desta unidade é a preservação da paisagem de falésias e dunas e ordenar a atividade turística na região.


As áreas inseridas nesta unidade de conservação abrangem falésias vivas e dunas móveis, além de dunas em processo de fixação localizadas nas adjacências do Monumento.

Geologicamente, a área caracteriza-se em sua maioria, pelos sedimentos terciários pertencentes a Formação Barreiras, que acompanha a linha da costa e aflora na linha de praia, formando falésias vivas, com porte mais expressivo no setor oeste, ou seja, nas imediações das localidades de Morro Branco e Praia das Fontes.

Sobrepondo-se aos sedimentos da Formação Barreiras, ocorrem as dunas edafisadas, geração mais antiga de dunas que apresentam o desenvolvimento de processos pedogenéticos, com conseqüente fixação de vegetação de maior porte.. As dunas móveis são formadas a partir da acumulação dos sedimentos removidos da praia e, em geral, apresentam-se capeando a geração de dunas mais antigas,, embora em alguns locais estejam assentadas diretamente sobre os sedimentos da Formação Barreiras.

A alta condutividade hidráulica dos sistemas dunares conectados às falésias favorecem a infiltração da água doce formando pequenas fontes, que são utilizadas pelos visitantes e população circunvizinha como alternativa ao banho de mar.
A população do Município de Beberibe, os veranistas e os turistas usufruem das riquezas ambientais da área, através do desenvolvimento da pesca e das atividades turísticas e de lazer.
Inseridas na Zona de Amortecimento do Monumento Natural das Falésias de Beberibe, existem cinco comunidades que sobrevivem diretamente da utilização de seus recursos naturais, basicamente da pesca e do turismo, quais sejam: (Beberibe, Praia do Morro Branco, Praia da Tabuba do Morro Branco, Praia das Fontes e Praia do Diogo).
(Fonte: Wikipédia, SEMACE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário