![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbRN1CwCsagRGS4H2MrOFhSGBkmQ25TaL3ZXBQb-q8lUXDPHdN8iwV3XT3ZqXmlurZZJpfDZWvzyT2pyXziCLa3Y2tUGalersx-vuMLjb5K1SzyLjCViVVTAZueB7rM9M5dZuLrBoDqJ0/s400/IMG_3867A.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxfwz6VReUmZEuZvEGnMXDqj0kLIFGPiNq6nklVf58DAVnMkSDtGzrLQBxrC9X78kt6RZHfFmHKufiy-k9jIoZ0oQrBnJbd2qhiid5uU1jGnKE_e6qu9B-k2Js9NlUmvub63c2gmB7jgI/s200/IMG_3866+B.jpg)
O Monumento Natural das Falésias de Beberibe é uma unidade de conservação de proteção integral brasileira, localizada no município de Beberibe, no estado do Ceará. Foi criado através do decreto Nº 27.461, de 4 de junho de 2004. O objetivo da criaçao desta unidade é a preservação da paisagem de falésias e dunas e ordenar a atividade turística na região.
As áreas inseridas nesta unidade de conservação abrangem falésias vivas e dunas móveis, além de dunas em processo de fixação localizadas nas adjacências do Monumento.
Geologicamente, a área caracteriza-se em sua maioria, pelos sedimentos terciários pertencentes a Formação Barreiras, que acompanha a linha da costa e aflora na linha de praia, formando falésias vivas, com porte mais expressivo no setor oeste, ou seja, nas imediações das localidades de Morro Branco e Praia das Fontes.
Sobrepondo-se aos sedimentos da Formação Barreiras, ocorrem as dunas edafisadas, geração mais antiga de dunas que apresentam o desenvolvimento de processos pedogenéticos, com conseqüente fixação de vegetação de maior porte.. As dunas móveis são formadas a partir da acumulação dos sedimentos removidos da praia e, em geral, apresentam-se capeando a geração de dunas mais antigas,, embora em alguns locais estejam assentadas diretamente sobre os sedimentos da Formação Barreiras.
A alta condutividade hidráulica dos sistemas
dunares conectados às falésias favorecem a infiltração da água doce formando
pequenas fontes, que são utilizadas pelos visitantes e população circunvizinha
como alternativa ao banho de mar.
A população do Município de Beberibe, os veranistas
e os turistas usufruem das riquezas ambientais da área, através do
desenvolvimento da pesca e das atividades turísticas e de lazer.
Inseridas na Zona de Amortecimento do Monumento
Natural das Falésias de Beberibe, existem cinco comunidades que sobrevivem
diretamente da utilização de seus recursos naturais, basicamente da pesca e do
turismo, quais sejam: (Beberibe, Praia do Morro Branco, Praia da Tabuba do
Morro Branco, Praia das Fontes e Praia do Diogo).
(Fonte: Wikipédia,
SEMACE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário