Nordeste


Elevador Lacerda
Salvador / BA

Forte Santa Maria
Salvador / BA

Farol da Barra
Salvador / BA


 
Forte São Marcelo
Salvador / BA
Pelourinho
Salvador / BA









   
Centro Cultural Dragão do Mar
Fortaleza / CE


Catedral
Fortaleza / CE









Praia do Futuro
Fortaleza / CE

Mercado Central
Fortaleza / CE







Praia do Morro Branco
Beberibe / CE
 
Árvore de Natal - Praça do Ferreira
Fortaleza / CE




Marina - Baía de Todos os Santos
Salvador / BA

A Região Nordeste possui um território de 1 556 001 km² (18,2% do território nacional), dentro dos quais está localizado o Polígono das secas. Sua população é pouco superior a 50 milhões de habitantes.

Todas as capitais da região Nordeste possuem região metropolitana (RM), com exceção de Teresina, que possui região integrada de desenvolvimento econômico (RIDE), por abrigar municípios de diferentes unidades federativas. Além das capitais, outras quatro áreas metropolitanas figuram no interior. As RM mais antigas são as de Salvador, Recife e Fortaleza, as quais foram criadas pela Lei Complementar Federal do Brasil 14 de 1973 e são também as mais populosas. As outras foram criadas por meio de leis complementares estaduais, como a Região Metropolitana de Feira de Santana, a mais nova, criada em julho de 2011.
Todos os nove estados nordestinos possuem, ao menos, uma área metropolitana em seu território, seja na sua totalidade (como Rio Grande do Norte e Sergipe) ou parcialmente (Piauí). Nesse sentido, Maranhão é o que possui mais: três no total. São duas (São Luís e Sudoeste Maranhense) localizadas integralmente dentro do território maranhense e outra (Grande Teresina) expande-se pelo Piauí.

A região possui nove estados:

 Alagoas         Bahia          Ceará          Maranhão       Paraíba         Pernambuco
 Piauí              Rio Grande do Norte           Sergipe
(Fonte: Wikipédia)